PESQUISAS QUANTITATIVAS

   A pesquisa quantitativa é um estudo estatístico que se destina a perceber as características de uma determinada situação vista pelos consumidores, medindo numericamente as hipóteses levantadas a respeito de um problema de pesquisa. As informações são coletadas a partir de um questionário estruturado com perguntas claras e objetivas. E a partir de um questionário eficiente é possível garantir a uniformidade de entendimento dos entrevistados.

A Método projeta esse tipo de pesquisa para gerar medidas precisas e confiáveis que permitam uma ótima análise estatística, possibilitando a melhor solução para o problema identificado. Após o reconhecimento do problema, analisamos o macro e microambiente, o comportamento, as necessidades, os desejos e características do consumidor em questão para criar o planejamento e execução da pesquisa.

O interesse na aplicação de uma pesquisa quantitativa surge a partir de certas indagações e questionamentos levantados pela gestão de uma empresa, para os quais são necessárias respostas ou orientações para fundamentar as tomadas de decisão.


PESQUISAS QUALITATIVAS

   A pesquisa qualitativa não serve para projeção numérica dos resultados e, por isso, a quantidade e a composição dos grupos busca diversidade para representar os segmentos mais relevantes do público pesquisado. Ao abordar os diversos tópicos de forma menos padronizada e mais flexível, permite a exploração de caminhos e raciocínios latentes na opinião pública nem sempre previstos ou conhecidos pelos clientes e pesquisadores.

O principal modelo de pesquisa qualitativa que a Método utiliza é o Grupo Focal. Ele busca construir dados a partir de reuniões em grupo com pessoas que representam um objeto de estudo e também é utilizado no entendimento das diferentes percepções e atitudes acerca de um fato, prática, produto ou serviço. A ideia é produzir esses dados em um contexto de interação entre os próprios participantes e um moderador de grupos que estimule as discussões. Através de técnicas exploratórias e exercícios projetivos, são obtidas as reações e opiniões menos racionalizadas e mais diretamente relacionadas a processos subjetivos: quais as percepções de um grupo sobre uma determinada ideia ou argumento, o que as pessoas têm a dizer sobre essa ideia e esses argumentos em meio a uma discussão sobre eles e quais marcas positivas e negativas estão no imaginário de determinado público-alvo. Essas são algumas dúvidas que podem ser descobertas a partir de pesquisas qualitativas.

  • Endereço:Rua Antônio Francisco de Andrade 651/03, Jardim Primavera - campinas(SP) 
  • Telefones: (19) 996935335 e (19)32545092  
  • Email: lucia.teixeira@metodopesquisas.com.br